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TRADE MARKETING

O Trade Marketing visa estimular o consumo de produtos nos diferentes canais de distribuição seja varejo ou atacado.


A exposição de produtos bem feita, portanto, traz inúmeras vantagens para o consumidor e para o varejista: 

O consumidor ganha com mais facilidade de compra e economia de tempo, melhorando sua experiência com a loja.

O varejista ganha com a fidelização de clientes, aumento da rotatividade dos produtos e da lucratividade.

 OBJETIVOS

 

  • Aumentar as vendas;

  • Fortalecer a marca da empresa, ter bons relacionamentos com os distribuidores;

  • Obter mais relevância e domínio no mercado;

  • Definir canais de distribuição ideais.

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 FALANDO SOBRE DADOS

 

  • 70% das decisões de compras ainda são tomadas no ponto de venda.  Quem diz isso é um estudo da Nielsen Media Research. 

  • Sendo que 50% dessas decisões são tomadas por impulso. 

  • A visão ainda é o sentido mais explorado dentro do PDV e arquitetura de uma loja interfere diretamente nas vendas. 

  • A sobrevivência de um produto no mercado depende de sua presença. Quanto mais ele atender às necessidades do público, maior serão suas chances de se tornar preferência.

EXPOSIÇÃO

 

Exposição de produtos representa 80% da conversão de vendas  

Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper durante palestra na APAS SHOW 2023 

 

  • Posicione estrategicamente os produtos nos seus níveis de gôndola, deixando os mais lucrativos na altura dos olhos dos clientes;

  • Prateleiras abaixo da cintura: coloque nelas os produtos que saem mais, de alta rotatividade;

  • Prateleiras inferiores, próximo ao chão: coloque nelas itens mais pesados e com valores mais baixos;

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Consumidor 3.0

Atualmente, atacadistas e varejistas precisam lidar com um perfil de cliente empoderado de informações e que, portanto, não responde mais da mesma forma às velhas estratégias de marketing.

Não adianta somente falar que um produto é o melhor do mercado: se ele realmente não for, uma rápida pesquisa na internet pode desmentir essa informação.

Não é por acaso que uma pesquisa da Social Miner apontou que 49% dos consumidores planejam mesclar oportunidades de compra online e offline.

TENDÊNCIAS 

 

Inteligência Artificial e Análise de Dados - Em 2024, a inteligência artificial (IA) e a análise de dados desempenharão um papel fundamental no trade Marketing. 

Experiência do Cliente Personalizada - As empresas estão adotando abordagens mais personalizadas para envolver os consumidores, desde ofertas exclusivas até programas de fidelidade altamente personalizados.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social - Campanhas e produtos ecologicamente corretos não apenas atendem às expectativas dos consumidores preocupados com o meio ambiente, mas também contribuem para uma imagem de marca positiva.

Marketing de Conteúdo - O Marketing de conteúdo continuará a ser uma ferramenta valiosa para contar histórias envolventes e construir conexões genuínas com os consumidores.
 

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Páscoa

 

  • Perto da seção de peixes e frutos do mar;

  • Em destaque na entrada da loja;

  • Perto de ingredientes comuns para pratos de Páscoa como vegetais, massas, pães e queijos;

  • Junto com produtos de confeitaria;

  • Próximo aos aperitivos e snacks: Coloque as azeitonas e conservas perto da seção de aperitivos e snack

  • Junto com ingredientes para saladas;

  • Junto com os produtos de charcutaria, onde os clientes podem encontrar

  •  uma variedade de frios, como presunto, salame e queijo.

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